terça-feira, 6 de julho de 2010

DEZ MINUTOS

Olá lokos de plantão! Uma cena muito interessante aconteceu nesta sexta-feira, exatamente, uma hora depois da derrota da seleção brasileira para a Holanda pela copa do mundo 2010. Primeiramente o centro da cidade de Maceió ficou completamente vazio, todos pararam para assistir o jogo e com a derrota as expressões mudaram. Todos estavam perplexos e abatidos pela derrota, até os passarinhos calaram seus lindos cantos para ouvir os lamentos das pessoas.

Pois bem, continuando... Como eu já falei: fazia uma hora que o Brasil havia sofrido a derrota para Holanda, eu estava estacionando o meu carro quando me deparei com um homem, vestindo a camisa do Brasil, andando vagarosamente pelo meio da rua. Desci do carro e me dirigi para o meu trabalho, no meio do percurso escutei um grito, um grito de desespero, de dor, de revolta. Parei e observei o que acontecia.

Vocês lembram do torcedor que andava no meio da rua, que me chamou a atenção? Era ele! Parado na frente de um ponto de ônibus, localizado na Praça Zumbi dos Palmares. O ponto de ônibus não estava cheio, havia algumas pessoas que estavam em churrasquinhos afogando suas magoas e revoltas. Mas esse torcedor era diferente, muito diferente.

Seu grito foi tão intenso que todos pararam para observar o que ia acontecer, inclusive eu. Então, ele começou a gritar e a chorar: “porra, merda, f.d.p.,burro, safado, treinador de merda, otário”, dentre outros adjetivos chulos e grosseiros. E em um gesto inesperado, ele tira a camisa da seleção brasileira e a joga no chão, pula uma, duas, três vezes em cima da camisa.

Sua revolta era sentida por todos que estavam ali, observando a cena. Até que então um grito surgiu: “sai daí doido!!!”. O exaltado torcedor para e começa a xingar todos que estavam o observando, pois não sabia quem o havia xingado. Nesse momento ele se exaltou mais, ao perceber que todos estavam rindo dele. Um momento delicado.

Tomando uma atitude inesperada, ele grita “fodam-se eu sou brasileiro e tenho orgulho do que sou porque amo essa pátria e estou revoltado porque essa é uma das únicas coisas que me faz sentir orgulho de ser brasileiro”. Ele então começa a fazer um resumo de sua vida e neste momento todos param de rir e escutam atentamente.

“Meu nome é João da Silva, tenho quarenta anos, estou desempregado a mais de dez anos, abandonei minha família por conta da vergonha e não tenho nenhuma perspectiva de vida, e vocês sabem o por quê? Por que pessoas idiotas, vulgares, incompetentes e irracionais como vocês votaram em políticos corruptos, ladrões e que não estão nem ai para a gente povão”.

“Eu era assim como vocês! Era de casa para o trabalho e do trabalho para casa, ate que um dia entrou um safado para governar este estado e demitiu 45% das pessoas que trabalhavam lá na empresa”. “Minha vida acabou! Perdi tudo! E a culpa é de vocês mesmo que estão aí me chamando de doido. Porque vocês votaram neste ‘pilantra’ e em ano de eleição vocês estão mais interessados em futebol do que nas eleições que já já chegam e provavelmente apareçam outros como eu que gritam e xingam mas sem ninguém dar valor para tais argumentos”.

Parado estava e parado fiquei. Então comecei a observar as pessoas e todos estavam prestando muita atenção naquele momento, na inesperada situação. Uns estavam boquiabertos, outros pensativos e neste exato momento o agora político torcedor que está com a camisa no chão, com o pé em cima dela e a outra mão segurando a gola da camisa em um gesto rápido puxa e rasga a camisa. Todos que estão à observar gritam: HÃ!!!

Neste momento eu vi no rosto das pessoas que presenciavam, um semblante de culpa, já que todos baixaram a cabeça e mucharam às orelhas. Uma lição de cidadania e de vida deste homem que mostrou por dez minutos o que é ser BRASILEIRO!!!

RAUOL DUKE

Um comentário:

MaxBarroso disse...

Realmente, ser Brasileiro é se revoltar e ser chamado de doido.