terça-feira, 16 de dezembro de 2008

OS FILHOS DO CAPITALISMO

É impressionante como o filme de Oliver Stone, Assassinos por Natureza, retrata o sensacionalismo no jornalismo moderno em torno da violência, ao mesmo tempo, mostra o poder maquiavélico existente em cada pessoa para a mobilização das massas e, por último, revela o amor platônico de dois filhos de um sistema capitalista falido e em decadência.
O retrato do jornalismo pós-moderno limita-se a busca incansável dos jornalistas pelo furo de reportagem e pela audiência, transformando os anônimos forasteiros pós-modernos do sistema capitalista em hérois para a maioria da sociedade. É por conta desta necessidade que o jornalista muitas vezes cria personargens que são incorporados as massas sem saber qual será a consequência de tal exibição. Os primeiros personargens que ganharam fama foram: Jack o Estripador, no Brasil temos o bandido da luz vermelha. Se observarmos pelo ponto de vista dos avanços tecnológicos, podemos dizer que tanto o fotojornalismo como os telejornais são álbuns de desgraças virtuais.
A transformação destes anônimos forasteiros ocorre porque são mobilizadores das massas. A maioria das pessoas também gostaria de participar desta luta pela liberdade, mas teme o tipo de repressão que vai sofrer. Tanto que quando os forasteiros conseguem fazer-se ouvir é quase impossivel que essas massas não os sigam e cabe ao sitema impor a irracionalidade a eles de qualquer forma. O modo mais fácil de impor tal irracionalidade na modernidade é através dos meios audiovisuais, como o cinema e televisão. O jornalismo explora um personagem que pratica vários crimes, de preferência em série, e coloca em destaque todas as semanas no principal telejornal, logo ele irá se tornar o homem mais famoso da região, despertando amigos, adoradores e tambem inimigos.
Portanto, são estas ovelhas negras do sistema que fazem o jornalismo cor-de-rosa sobreviver, não tendo nenhum limite para o shownalismo e se tiver uma linda história de amor é que a audiência aumenta, podemos lembrar de Bonnie e Claidy. Tal busca, pela melhor posição na categoria de jornalista e pelo capital que poderá adquirir, fez com que a informação adquirisse uma nova cara e tratou de mostrar às massas qual é o destino dos forasteiros que desafiam o sistema.

Nenhum comentário: